Uma mudança nos cargos executivos de uma das maiores empresas do segmento automotivo atuantes no Brasil, a Audi, surpreendeu o mercado esta semana. O presidente da empresa aqui no País, Jörg Hofmann, deixou o cargo depois de comandar as operações por aqui durante três anos.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela própria Audi, em comunicado, o executivo já voltou para o seu país de origem, a Alemanha, onde deve assumir um cargo global na companhia. Jörg Hofmann será o novo vice-presidente de vendas “Overseas”, sendo responsável pelas operações comerciais de países no continente africano, além de Oriente Médio, Ásia e Pacífico.

Ainda de acordo com a Audi, essa era uma mudança já esperada pelo executivo e programada pela empresa como um todo, uma vez que o contrato inicial da vinda do alemão para o país previa uma atuação de apenas 3 anos. Ao assumir o cargo, no mês de setembro de 2013, o principal objetivo era retomar a produção local. Na ocasião, a Audi fechou uma parceria com a Volkswagen na fábrica de São José dos Pinhais, localizada no estado do Paraná.

Presidente da Audi Brasil deixa cargo

A empresa conseguiu efetivamente retomar a produção no ano de 2015, bem no meio de um verdadeiro turbilhão que se formou com a crise do setor automobilístico. Mas a montadora conseguiu bons números de venda, especialmente no segmento de carros de luxo, com anos de altas entre 2012 e 2015.

Nos três anos sob o comando de Jörg Hofmann, as vendas de carros da Audi tiveram um boom de vendas, passando de 5 mil unidades anuais em 2012 para 17,5 mil no ano de 2015. Mas depois a empresa amargou uma queda nas  vendas de 33% em 2016, quando o boom dos carros de luxo no Brasil passou.

Presidente da Audi Brasil deixa cargo

Quem assume o cargo de vice-presidente das operações da Audi no Brasil é Johannes Roscheck, que já ocupou cargos na Volkswagen e também na própria Audi no Brasil, entre os anos de 1997 e 2001. Depois disso, o executivo acabou retornando para a Europa, onde se tornou chefe financeiro da Audi na Hungria, onde esteve até o ano de 2012.

Quando saiu da Hungria, Johannes Roscheck decidiu retornar para o Brasil para seguir com sua carreira, sendo que o executivo montou a sua própria empresa de consultoria no segmento automotivo, com sede na cidade de Curitiba. Agora ele se afasta de suas funções como consultor para ocupar o cargo de presidente da Audi.