Apesar dos números mês a mês não serem muito positivos, pelo menos no fechamento do semestre a indústria automobilística brasileira tem o que comemorar. De acordo com o relatório divulgado esta semana, o primeiro semestre de 2013 acabou fechando com alta de 18,1% a produção de carros, um recorde considerado histórico no setor. As informações são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Produção de veículos no Brasil bate novo recorde

Nestes primeiros seis meses deste ano a indústria automobilística no Brasil contabilizou a produção de 1.856.805 unidades, número maior do que o registrado nos primeiros seis meses do ano de 2012. No ano passado, foram 1.553.278 unidades feitas.

Juntamente com o relatório que mostra que a alta no número de carros feitos no Brasil, a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave) também divulgou um número positivo, esta vem em relação ao emplacamento de automóveis e comerciais leves. De acordo com a entidade, o 1º semestre deste ano acabou sendo o melhor da história, com 1.798.976 unidades.

O mês de junho também acabou sendo considerado como o melhor patamar histórico de produção para o mês, com o registro de fabricação de 320.823 unidades. Na comparação anual, com os 277.796 veículos de junho de 2012, o crescimento no mês foi de 15,5%.

Mas os dirigentes da entidade são cautelosos. A tendência é que o ritmo de crescimento para o próximo semestre diminua porque no ano passado o mercado acabou sofrendo um grande boom por causa da redução do IPI que alavancou o setor.