O segmento automobilístico continua apresentando crescimento, tanto no segmento de vendas quanto também em relação a produção e a exportação dos veículos. De acordo com os dados que foram divulgadas pela Anfavea, associação das montadoras, a produção de veículos subiu 24,6% em janeiro quando comparado com o mesmo mês do ano de 2017.

Produção de veículos no Brasil sobe 24,6% em janeiro

Os dados consolidados referentes a fabricação de carros no Brasil ao longo do mês passado revelam que foram feitos 216.834 carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus no mês passado. Já no mês de janeiro de 2017 forma fabricadas 174 mil unidades de veículos.

O presidente da Anfavea, Antônio Megale, afirma que os dados apresentados nos últimos meses revelam que a indústria automobilística está saindo de uma fase depressível, que acompanhava a situação econômica do país como um todo. Os números, de acordo com o presidente, foram considerados bastante razoáveis, uma vez que não costuma ser um período de muito movimento nas fábricas.

Exportações e empregos

Produção de veículos no Brasil sobe 24,6% em janeiro

Além do crescimento na fabricação dos veículos ao longo do mês de janeiro de 2017, as exportações de carros também acabaram batendo um novo recorde e se tornaram um dos principais pontos de apoio na recuperação da indústria automotiva nacional. Em janeiro, foram 47 mil unidades enviadas para fora - um novo recorde, 23,6% superior que o anterior, registrado em 2017.

Os números também foram positivos em relação as vendas de carros dentro do país, marcando um crescimento de 22.9% ao longo do mês de janeiro do ano passado. Foram vendidos um total de 160 mil carros.

Todos estes números positivos da indústria automobilística acabam refletindo diretamente no mercado de trabalho e nos empregos como um todo. No final de janeiro, 128,9 mil pessoas trabalhavam no setor, o que representa um crescimento de 1,7% sobre o número do início de 2017.