Além do crescimento significativo na venda de veículos novos no mês de maio, a produção de veículos nacionais também aumentou no mês passado, de acordo com os dados divulgados pela Anfavea. O segmento cresceu 29,9% quando comparado com o mesmo mês do ano passado, e 3,1% em relação ao mês de abril deste ano.

Produção de veículos cresce 29,9% em maio no Brasil

Os dados revelam que foram produzidos 275,7 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, contra 267,6 mil de abril. Em maio de 2018 foram 212,3 mil.

"Parte desse crescimento [da produção] foi porque a base de maio passado foi afetada pela greve dos caminhoneiros", explicou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea. Na época, as indústrias ficaram, em média, 8 dias paradas.

Outro dado que também mostra uma boa recuperação do segmento quando comparado ao ano passado é em relação a exportação. Mesmo com a crise na Argentina, que acaba impactando diretamente a venda dos veículos para outros países, o Brasil registrou aumento de 20,7% em relação ao mês de abril deste ano. Mas as exportações registraram queda de 30,7% quando comparado com maio do ano de 2018.

Produção de veículos cresce 29,9% em maio no Brasil

"Em maio, o setor teve um momento bom para a exportação, apesar da Argentina. Foi impulsionado por México e Colômbia", afirmou Luiz Carlos. No entanto, a entidade já admite rever as previsões de 2019 por influência do desempenho do país vizinho.

Com a atualização dos dados, a Anfavea continua mantendo uma previsão de crescimento para o ano. Atualmente, a previsão é que sejam produzidos 3,14 milhões de veículos até o final deste ano, o que deve representar uma alta de 9% em relação ao resultado do ano de 2018. Para as exportações, a expectativa é uma queda de 6,2%.