Um projeto criado pelo deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) que prevê o aumento da quantidade de etanol misturado na gasolina foi aprovado na Câmara na última quinta-feira, dia 13. De acordo com o texto, a quantidade aumentaria de 22% para 27%, podendo alcançar até 35%

Projeto que aumenta etanol na mistura da gasolina passa pela câmara dos deputados

O projeto também prevê uma mudança no diesel, permitindo o aumento da quantidade de biodiesel, passando dos atuais 14% para 15% em 2025 e tendo a previsão de aumentar até os 20% em 2030 e chegando aos 25% em 2031. Mas este último aumento teria que passar por uma avaliação do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).

De acordo com o criador do projeto, as mudanças são importantes para colocar o Brasil  na direção do direção do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que prevê a fabricação nacional de veículos mais sustentáveis , apostando em motorizações híbridas e elétricas.

Projeto que aumenta etanol na mistura da gasolina passa pela câmara dos deputados

Mas esta mudança na composição da gasolina pode acabar causando alguns prejuízos para determinados carros, especialmente para aqueles que possuem um conjunto mecânico mais antigo. Estes veículos acabaram não sendo projetados para aceitar grandes quantidades de etanol, fazendo assim que ele tenha menos um rendimento menor.

Nos casos acima, talvez o motorista tenha que começar a avaliar a utilização de gasolina premium, que oferecem menos mistura mas que é mais cara. Em veículos flex, que já foram projetados para rodar tanto com etanol e gasolina, o consumo quando abastecido com gasolina será mais elevado.