A Receita Federal vai modificar os procedimentos que devem ser feitos pelas pessoas que possuem deficiência física e que desejam comprar um carro se utilizando dos benefícios que o governo concede em relação a isenção no pagamento de determinados impostos. A instrução normativa confirmada pela Receita prevê que essas pessoas possam pedir também a isenção pela internet.

Receita Federal libera pedido pela internet para isenção de tributos de pessoas com deficiência

Atualmente todas as pessoas que querem ser isentas no pagamento dos impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) e sobre Operações Financeiras (IOF) na compra de um carro e que são reconhecidas como deficientes devem ir até uma unidade da Receita Federal e fazer o procedimento manualmente.

Agora, com a possibilidade de realizar a operação pela internet, o governo federal acredita que vai conseguir facilitar a vida de quem já conta com uma série de dificuldades no dia a dia. De acordo com os dados revelados pelo governo, cerca de 150 mil pessoas apresentam os pedidos de isenção no pagamento de impostos todos os anos no Brasil.

Uma outra novidade é a considerável redução nos prazos para liberação deste pedido. Atualmente a solicitação para a liberação do pagamento dos impostos pode demorar até 100 dias para ser confirmada. A partir das novas regras, é previsto que os pedidos sejam respondidos em até 72 horas.

Receita Federal libera pedido pela internet para isenção de tributos de pessoas com deficiência

A Receita Federal garante que vai manter todas as verificações que são feitas atualmente para checar se a pessoa realmente tem direito ao benefício. O acesso ao sistema online será mediante a utilização de um certificado digital ou código de acesso, e a Receita vai continuar analisando o laudo médico e outros documentos solicitados.

O novo sistema trará mais agilidade, mas a Receita também garante que ele vai trazer mais segurança para a operação como um todo. Mesmo tendo poucos casos de fraudes, de acordo com os dados revelados pela própria Receita, a ideia é que o sistema online facilite o cruzamento de dados com outros bancos de dados.