A Red Bull está concentrando esforços para o lançamento de um novo modelo de hiperesportivo no ano de 2025, com a possibilidade de uma apresentação oficial ainda neste ano. A nomenclatura que deve ser utilizada para este modelo é RB17. Mas, ao contrário da lógica que a empresa normalmente utiliza para os seus lançamentos, este não será um carro de F1.

Red Bull terá novo hiperesportivo com motor V10 híbrido
Red Bull terá novo hiperesportivo com motor V10 híbrido / Créditos: Reprodução

O desenvolvimento do veículo está á cargo da Red Bull Advanced Technologies, o braço de engenharia do Red Bull Racing Group, tendo como principal nome no desenvolvimento o engenheiro e designer de F1 Adrian Newey. Ele, inclusive, recentemente fez uma participação no podcast da empresa, no qual falou um pouco mais do que o mercado pode esperar deste lançamento.

O carro terá como grande estrela um motor V10 naturalmente aspirado que atingirá a gritante rotação de 15.000 rpm. Somente este motor a combustão deverá entregar 1.014 cv (1.000 hp) de potência. Mas o carro deve atingir números ainda maiores, pois o seu conjunto mecânico contará ainda com um motor elétrico que fornecerá mais 203 cv (200 hp).

O diretor técnico global da empresa afirmou ainda que a meta de peso que deve ser alcançada pela equipe de desenvolvimento do novo modelo deve ser de 900 kg. A expectativa é de que o modelo consiga tingir tempos e volta que possam ser comparáveis aos modelos de F1.

Red Bull terá novo hiperesportivo com motor V10 híbrido
Red Bull terá novo hiperesportivo com motor V10 híbrido / Créditos: Reprodução

O novo RB17 deve ainda gerar um pico de downforce intencionalmente limitado de 1.700 kg a 241 km/h. Notavelmente, a 193 km/h, o valor do downforce será equivalente ao peso do carro.

Em termos de estrutura, o modelo deve ter uma cabina um pouco mais espaçosa do que modelos como o Aston Martin Valkyrie, O carro deve ter ainda suspensão ativa e pneus Michelin sob medida.

A produção deve ser limitada em 50 exemplares e o preço deve girar em torno de  5 milhões de libras, ou cerca de R$ 31,2 milhões, de acordo com as taxas de câmbio atuais.