Foi divulgado, nos Estados Unidos, um relatório que aponta os motivos que levaram ao acidente fatal envolvendo um dos veículos autônomos da Uber no país. O carro acabou atropelando um ciclista, que não conseguiu sobreviver aos ferimentos. A investigação aponta que os freios teriam sido desativados.

Relatório revela causas do acidente fatal com veículo autônomo da Uber

As investigações não se limitaram apenas as causas especificas do acidente, mas foram mais a fundo para entender como está se dando o desenvolvimento da tecnologia autônoma dentro da empresa. Foram obtidos e-mails nos quais os representantes da empresa pedem aos engenheiros para “reduzir as experiencias ruins” durante os passeios, incluindo as freadas mais bruscas.

Depois disso, outros e-mails sugerem que os responsáveis pelo projeto teriam optado por desligar os recursos do carro que eram responsáveis pela tomada de decisões em casos de emergência, incluindo frear.

A justificativa era aumentar a segurança, uma vez que uma freada brusca fora de hora poderia causar acidentes a outros carros na rodovia. Além disso, ao desativar essas medidas, também seria possível melhorar os números da experiência. Desse modo, ficaria a cargo dos motoristas de segurança intervirem quando necessário.

Relatório revela causas do acidente fatal com veículo autônomo da Uber

E tudo indica que os recursos que poderiam permitir que o carro acionasse os freios e evitasse o acidente fatal estavam desativados ainda quando Elaine Herzberg cruzou com o carro da Uber e acabou perdendo a vida. O sistema teria reconhecido a necessidade de frear, mas os freios de emergência não estavam habilitados no sistema. Além disso, o sistema também não teria sido configurado para alertar o motorista de segurança sobre uma colisão eminente.

Dentro da Uber, o que se fala é que o principal motivo do acidente fatal teria sido a falta de comunicação entre as s equipes de direção autônoma: um dos engenheiros apontou que uma equipe não sabe o que a outra está fazendo, de modo que não há informações claras entre elas sobre quais recursos estão ativados ou quais carros tiveram problemas na direção.