A Renault confirmou, em um anúncio feito na última sexta-feira, dia 15, que pretende começar a produção do Alaskan ainda neste ano na unidade instalada em Córdoba, na Argentina. O modelo foi oficialmente apresentado para o grande público no ano de 2016, e o modelo tinha previsão inicial de lançamento no ano de 2018.

Renault afirma que vai começar produção da picape Alaskan na Argentina
Renault afirma que vai começar produção da picape Alaskan na Argentina / Créditos: Reprodução

O carro vai compartilhar tanto a linha de produção, quanto a plataforma e também os motores do Nissan Frontier. Além disso, ambos os carros também devem ter uma série de componentes em comum. A montadora afirma que, em um primeiro momento, a produção será destinada ao abastecimento do mercado local, e depois a picape será exportada para outros mercados.

Quando questionada sobre o possível lançamento do carro no mercado brasileiro, a montadora afirma que está trabalhando "para que o veículo chegue da melhor forma para o cliente final", sem, no entanto, dar uma estimativa de lançamento.

Renault afirma que vai começar produção da picape Alaskan na Argentina
Renault afirma que vai começar produção da picape Alaskan na Argentina / Créditos: Reprodução

O modelo foi projetado para ser a primeira picape média desenvolvida pela montadora. O carro deveria formar um conjunto com a Frontier e com o a Classe X, da Mercedes-Benz. Mas a Frontier acabou tendo um espaço no mercado criado antes, já que o carro foi lançado no ano de 2018. Já a Classe X teve sua produção cancelada na América do Sul.

A Alaskan que deve ser produzida ainda neste ano mantém praticamente intacto o projeto que foi lançado originalmente no ano de 2016. O carro conta com um motor 2.3 de 4 cilindros turbodiesel, com duas variações de potência: 160 cavalos (com um turbo) ou 190 cv (com dois turbos). O câmbio, no primeiro caso, é manual, de 6 marchas, e automático, no segundo, de 7 marchas.