A Renault anunciou nesta semana novos investimentos focados no mercado brasileiro. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a marca francesa planeja injetar R$ 1,1 bilhão no Complexo Ayrton Senna (PR). A fábrica será a responsável pela renovação da gama atual, com a previsão de pelo menos cinco novos lançamentos até a metade do ano de 2022.

Renault confirma lançamento de dois carros elétricos no Brasil até 2022

Uma das grandes surpresas do anúncio da montadora foi a presença de pelo menos dois modelos completamente elétricos dentre as novidades. "Mesmo num cenário de muitos desafios, fico feliz em poder anunciar que seguimos investindo na atualização dos nossos produtos no Brasil", destaca Ricardo Gondo.

A montadora aproveitou o evento para tentar destacar alguns pontos positivos do ano de 2020, que foi muito complicado para todos os setores da economia. A empresa comemorou o fato da marca ter conquistado 19 reconhecimentos por parte do mercado, como, por exemplo, o Fórum Econômico Mundial reconheceu o Complexo Ayrton Senna (CAS) pelas inovações relativas à indústria 4.0. O CAS é a primeira planta industrial da América Latina a receber este reconhecimento - a montadora também recebeu diversos prêmios de produto e pós-venda.

Renault confirma lançamento de dois carros elétricos no Brasil até 2022

"O mercado brasileiro continua sendo estratégico para o Grupo Renault. A aprovação de um novo ciclo de investimentos para futuros projetos depende da melhoria da competitividade. Fatores como a complexidade e alta carga tributária, os altos custos logísticos e de fabricação comprometem a competitividade para fabricar no país", afirma Luiz Fernando Pedrucci, SVP para a América Latina.

Sobre os lançamentos, um dos novos carros elétricos será o novo Renault Zoe, que já está sendo vendido na Europa. O modelo conta com uma nova opção e motor elétrico, com mais potência e torque. Já a segunda opção de carro elétrico ainda é um mistério, mas tudo indica que seja o Dacia Spring Eletric.