A Renault está comemorando uma marca impressionante na Índia. O modelo compacto Kwid ultrapassou a marca das 400 mil unidades vendidas localmente. O carro está sendo vendido desde o ano de 2015, e o Kwid acabou desempenhando um papel muito importante no crescimento da marca no país, especialmente em relação a concorrência direta. Hoje o carro ainda é considerado como um dos principais produtos da marca naquela região.
Originalmente, o Kwid começou a chegar nas concessionárias indianas em setembro do ano de 2015. A estratégia da montadora foi apresentar uma opção com preços muito agressivos. Com isso, rapidamente o veículo caiu no gosto do consumidor e chegou aos 100 mil carros vendidos logo no ano seguinte.
Outro fator que se mostrou fundamental na consolidação do carro na Índia foi o fato da sua produção ser concentrada na planta da Renault em Chennai, no sul do país. Além disso, cerca de 98% do conteúdo do veículo são oriundos de fornecedores locais.
Atualmente o Kwid está sendo vendido mas versões RXE, RXL, RXT, RXT (O) e Climber (O). Nos modelos mais caros, conta com itens como sistema multimídia de de 8,0 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, rodas de 14 polegadas, barras de teto, ar-condicionado, apoio de braço central traseiro, airbags frontais (não obrigatórios na Índia), freios ABS com EBD e sensores de estacionamento.
Em relação ao conjunto mecânico, o carro está sendo oferecido com duas opções diferentes de motorização: 0.8 com 54 cv de potência e 1.0 de 68 cv. Dependendo do caso, o câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automatizado AMT. O preço inicial é de 400 mil rúpias, ou seja, aproximadamente R$ 29.625 numa conversão direta.
No Brasil, o Kwid também está sendo vendido desde o ano de 2017. Mas as atualizações no modelo não chegam tão rapidamente como na Índia. Por aqui, o visual do modelo é o lançado na Índia em 2019.