A Renault anunciou nesta semana o lançamento de um novo espaço no Brasil, chamado Renault lab. O local foi criado em parceira com o Cubo Itaú, e tem como proposta conectar empreendedores, grandes empresas, investidores e universidades para criar novos modelos de negócios, novas formas de trabalhar e aproximar a companha das startups que estão nascendo por aqui.

Renault lança sistema de compartilhamento do Zoe no Brasil

Um dos primeiros projetos que nasce deste espaço é um serviço de compartilhamento (carsharing) de carros para o mercado brasileiro. A ideia inicial é começar com o elétrico Zoe, o primeiro neste segmento lançado pela montadora.

Neste primeiro momento, em caráter de testes, o serviço será disponibilizado apenas para as cercas de 1 mil pessoas que atualmente são residentes do Cubo Itaú e para os mais de 300 colaboradores da Renault que atualmente trabalham no escritório da companhia que fica na Vila Olímpia. Ambos os espaços ficam na cidade de São Paulo.

Renault lança sistema de compartilhamento do Zoe no Brasil

De acordo com as informações que foram apresentadas pela empresa, o sistema poderá ser acessado via plataforma Joycar (startup presente no Cubo Itaú). Já o carregador que será utilizado para manter a bateria do Zoe cheia é resultado de uma parceria com a Efacec. O preço será de R$ 6 por 15 minutos com o carro.

"Uma marca que tem como característica a inovação não pode parar. Com o Renault Lab queremos marcar presença neste ecossistema para oferecer nossas soluções, desenvolver projetos inovadores de mobilidade sustentável e também para a fábrica 4.0”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.