Na próxima terça-feira, dia 18, o Governo do Estado do Rio de Janeiro vai assinar um memorando de intenções com a aliança formada entre a Renault e a Nissan. O objetivo desta espécie de acordo de cooperações será a possível instalação de uma fábrica de carros movidos apenas com energia elétrica. O anunciou foi confirmado nesta sexta-feira e será um dos primeiros passos para que a utilização dos carros elétrico realmente seja efetivada, pelo menos no estado fluminense.

Renault-Nissan anuncia parceria com Governo do RJ para carro elétrico

O Rio de Janeiro já está fazendo algumas experiências com carros elétricos desde o ano passado, quando a Polícia Militar recebe duas viaturas modelo Leaf da Nissan, que é elétrico. Estes carros seriam utilizados durante um período de teste de três meses para patrulhamento de determinadas regiões, principalmente da orla da praia. Além disso, no mês de março deste ano o prefeito Eduardo Paes anunciou mais dois carros elétricos recebidos da Nissan, que seriam utilizados como táxis. Os carros conseguem manter uma autonomia de 160 quilômetros com uma bateria de lítio que precisa ser carregada durante 30 minutos.

Mais detalhes deste acordo que será assinado deverão ser divulgados na terça-feira.

Infra-estrutura

Com a chegada destes primeiros carros elétricos ao estado do Rio de Janeiro iniciou-se também o desenvolvimento de uma infraestrutura para conseguir oferecer aos motoristas deste tipo de veículo as condições necessárias para que se realmente consiga rodar com um carro elétrico pela cidade. Alguns postos passaram a contar pontos de recarga da bateria dos carros elétricos, sendo que atualmente é possível encontrar um na Lagos e outro na Barra da Tijuca. Até o final do ano a promessa é que mais treze taxis sejam entregues para a prefeitura.

Vantagens

Taxi Elétrico Rio de Janeiro

Com o aumento da frota de elétricos nos táxis da cidade do Rio de Janeiro, a ideia é que aconteça uma redução na emissão de poluentes na cidade, permitindo assim que a cidade alcance as metas de redução estipuladas pelo próprio município.

Esta é uma das grandes vantagens de se ter mais carros elétricos rodando em determinada região, que é justamente o menor índice de poluição no local. A ideia da montadora e do governo do estado, a partir da assinatura deste documento, será realmente incentivar o debate para que se criem mais incentivos para a utilização da energia elétrica nos carros do Brasil.

Viatura elétrica Rio de Janeiro

Além disso, existe uma contribuição também para os níveis de poluição sonora, que também são muito preocupantes nas grandes cidades, já que os elétricos emitem muito pouco barulho.

Patrocínio

No mesmo anúncio a Renault-Nissan também confirmou a compra de uma cota de patrocínio para o Carnaval 2014 da escola Salgueiro.