A Renault registrou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o desenho técnico daquele que será o novo SUV Cupê da montadora no Brasil, o Arkana. A imagem acaba dando uma ideia geral do que pode se esperar do modelo que deve entrar no mercado para ser um dos rivais do Jeep Compass.

Renault registra desenho do SUV Cupê Arkana no Brasil

A montadora já havia feito o registro de algumas peças que devem estar presentes no carro. Agora, a empresa apresenta as linhas gerais de design do veículo, que poderá começar a ser vendido no começo de 2021. Caso nenhum lançamento inesperado aconteça, este pode ser o primeiro SUV cupê lançado por uma marca generalista.

A inspiração para este tipo de modelo surge da BMW, quando lançou o modelo X6, que rapidamente acabou se tornando um sucesso de vendas em diversos mercados A ideia do Arkana é seguir uma receita muito parecida, oferecendo toda a utilidade do carro, mas com uma pegada mais esportiva.

Em termos de estratégia que deve ser adotada para a venda do carro dentro do mercado brasileiro, o Arkana ficará posicionado logo acima do Captur, e deve disputar vendas diretamente com o Jeep Compass, que atualmente ocupa a posição de líder de vendas dos SUVs por aqui.  Outros modelos também acabaram se sentindo desafiados quando o Arkana efetivamente chegarão mercado, tais como o Tarek, da Volkswagen.

Renault registra desenho do SUV Cupê Arkana no Brasil

Sua plataforma será uma evolução da B0 (zero), que serve atualmente ao trio Duster, Captur e Oroch. A arquitetura, entretanto, receberá reforços estruturais com aços moldados a quente, para oferecer maior rigidez e melhor performance em colisões. Já a mecânica terá o inédito 1.3 turbo Energy TCe já convertido a flex. Com três cilindros e injeção direta, o motor deverá render cerca de 170 cv e um torque superior a 25 kgfm.

O desenho apresentado para o INPI revela que a montadora fez algumas alterações gerais no design do carro quando comparado com o conceito que foi apresentado no ano de 2018. Os faróis devem utilizar tecnologia 100% LED, mas devem ser simplificados em função do conjunto do protótipo. Os retrovisores também acabaram aumentando de tamanho para ampliar o campo de visão dos espelhos.