A Renault vai relançar o Twingo, mas desta vez como um modelo de carro elétrico. A empresa apresentou o Twingo Legend, oficialmente a 4ª geração do veículo, mas que visualmente remete a 1ª geração do veículo. Por enquanto, ele ainda é tratado como um conceito, mas ele já está pronto para ser lançado no mercado chinês.

Renault “ressuscita” Twingo como carro elétrico

O projeto de desenvolvimento do carro é de responsabilidade da Ampere, uma nova empresa dentro do Grupo Renault e que será dedicada especialmente para a criação de carros elétricos e também de softwares para estes modelos. A marca também deve desenvolver veículos para outras marcas do grupo, como Alpine, Nissan e Mitsubishi.

Um dos principais diferenciais do carro é que ele foi projetado para ser a opção elétrica mais barata disponível no portfólio da montadora em um futuro próximo. A ideia é que ele custe cerca de 20 mil euros.

O design remete diretamente ao modelo que foi lançado oficialmente no ano de 1992, com o mesmo formato de carroceria, apresentando as linhas quadradas, além de uma grande área envidraçada. Na parte da frente, destaque para os faróis redondos e três tomadas de ar no capô, que é bem mais curto que a maioria dos carros elétricos lançados atualmente.

Renault “ressuscita” Twingo como carro elétrico

Ele chega com quatro portas, mas projeto de uma forma diferente também, com as maçanetas das duas portas unidas em um círculo iluminado. A ideia era remeter ao mesmo posicionamento onde ficavam as maçanetas do carro de duas portas. Mas algo que muda na lateral é o tamanho das rodas, que são mais próximas dos carros modernos.

O novo Twingo será desenvolvido sobre uma nova plataforma, chamada AmpR Small, totalmente dedicada aos modelos elétricos.

Por enquanto o carro ainda não tem data para ser lançada, mas deve ficar para 2026.