A Renault decretou oficialmente o fim do modelo elétrico Zoe para o mercado brasileiro. O modelo elétrico que foi o primeiro da marca neste segmento a desembarcar no Brasil está sendo substituído aos poucos pelo Megane E-Tech Electric. Mas este não é o modelo considerado como a evolução direta do Zoe, já que esse papel será ocupado pelo 5 EV.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa sobre o desempenho do Zoe , ele alcançou a marca de 420.000 unidades produzidas ao longo de 12 anos. Oficialmente ele foi lançado no ano de 2012 e foi considerado como um sucesso comercial pela montadora, sendo o veículo elétrico mais vendido de toda Europa entre os anos de 2015 e 2016.
No Brasil, oficialmente o veículo chegou no ano de 2013, apenas um ano depois do seu lançamento global, como parte de projetos de mobilidade sustentável dentro de empresas. Mas sua venda para o público começou apenas no ano de 2018, quando o país já tinha mínimas estruturas para ter veículos elétricos rodando nas grandes cidades.
O Zoe que começou a ser vendido para os brasileiros era de primeira geração. Uma atualização foi lançada no mercado brasileiro no ano passado, ganhando algumas mudanças visuais, um motor elétrico mais potente e também alguns novos equipamentos.
Na versão mais recente, o Zoe tinha um conjunto mecânico formado por um motor de 100 kW (135 cv) e 24,5 kgfm de torque máximo alimentado por uma bateria com 52 kWh de capacidade, suficiente para uma autonomia de 385 km (WLTP).
A previsão é de que o 5 EV, modelo que será considerado como o sucessor global direto do Zoe, seja apresentado oficialmente nos próximos meses. O carro será produzido sobre a plataforma CMF-B EV, com custo de produção 30% mais baixo em relação ao modelo mais antigo e maior eficiência energética.