A Renault revelou essa semana todos os detalhes da nova geração de um dos seus maiores sucessos no Brasil, o Clio. As primeiras imagens internas e externas do carro acabaram sendo apresentadas para o publico junto com a afirmação de que o carro será apresentado para o grande publico durante o Salão de Genebra, marcado para março.
De uma forma geral, os traços do novo Clio se parecem bastante com o SUV cupê Arkana, o que acaba sendo o visual mais recente da marca francesa. O modelo conta ainda com recursos de última geração, que prometem mexer com o segmento de hatches compactos.
Uma das primeiras alterações que foram anunciadas para a nova geração Clio foi a mudança na plataforma modular CMF-B, versão ligeiramente maior que a CMF-A utilizada pelo subcompacto Kwid. A plataforma anunciada é modular, o que acaba sendo interessante para um melhor aproveitamento dos espaços internos do carro.
Mesmo dessa forma, o novo Clio acabou ficando 3 centímetros mais baixo e ficando com 1,4 centimetros a menos no comprimento. Mas os detalhes de um modo geral ainda não foram anunciados pela montadora, o que deve acontecer só em Genebra. Uma das curiosidades já confirmadas foi o fato deste carro ter a maior tela multimidia da categoria até o momento, com 9,3 polegadas.
O quadro de instrumentos também será formado por uma tela digital de diferentes tamanhos, sendo que a menor deve começar por 7 polegadas e chegar aos 10 nas versões mais caras. Nessas, inclusive, as telas serão capazes de reproduzir mapas do GPS, tal como o cluster digital do Volkswagen Polo, um de seus principais concorrentes.
Além disso, ainda existe a previsão da existência de uma série de recursos sofisticados que podem acabar se tornando diferenciais interessantes, como um carregador de celular por indução, que funciona sem os fios, e também uma iluminação ambiente com ledes que oferecem até oito opções diferentes.
Por enquanto a montadora ainda não se pronunciou oficialmente sobre o lançamento do carro no mercado brasileiro, mas rumores indicam que isso possa acontecer somente no ano de 2021.