Com a preocupação em relação ao meio ambiente cada vez maior, as montadoras se apressam em lançar modelos que se utilizam de formas de energia renováveis e que não emitem poluentes na atmosfera. Nesse quesito, os carros elétricos sempre estiveram um passo a frente.

A Renault apresentou o Twizy em 2009 no Salão do Automóvel de Frankfurt (IAA) com o nome esquisito de Twizy Z.E. Concept. A ideia era entrar de vez no mercado de veículos elétricos.

Renault Twizy

O carrinho, que é classificado como sendo da categoria de compactos urbanos será produzido no Brasil, de acordo com anuncio feito pela própria Renault em outubro. Segundo a montadora, ainda não há especificações quanto ao modelo que será produzido e comercializado no Brasil, porém, com base no que se vê na França, serão três versões, sendo equipadas com dois tipos de motor elétrico, uma com 20 cavalos de potência e outra com 5 cavalos de potência.

Ainda segundo o modelo francês, a primeira versão alcançará uma velocidade máxima de 80 km/h, já a versão mais fraca alcançará apenas 45 km/h de velocidade máxima. A versão mais forte terá uma bateria com autonomia de aproximadamente 100 km.

Renault Twizy Itaipu

O Renault Twizy é um carinho pequeno: tem um comprimento de apenas 2,303 metros, uma largura de incríveis 1,132 metros e uma altura de 1,476 metros. Por causa de suas medidas diminutas, o Twizy tem capacidade para apenas duas pessoas.

Inicialmente, a produção se restringirá a uma parceria entre a montadora francesa e a Itaipu Binacional, que visa utilizar os veículos somente dentro da usina hidrelétrica de Itaipu, no Paraná. Isso indica, portanto, que a produção será pequena.

No entanto, há a ideia de introduzi-lo em larga escala no país, o que implicaria uma produção maior do veículo. Isso depende do sucesso do empreendimento em parceria com a usina.

Renault Twizy Brasil

No mercado mundial, esse pequeno e simpático veículo rivalizará com o similar que será produzido pela alemã Volkswagen, o L1, que também possui capacidade para duas pessoas e é elétrico.

Caso de fato ele venha a ser produzido no Brasil em larga escala, seu valor de venda ainda é uma incógnita. Na Europa, onde ele faz relativo sucesso, seu valor na versão mais básica é de cerca de pouco mais de 7 mil euros. No Brasil, estima-se ele seja comercializado por pouco mais de 21 mil reais. A montadora, na Europa, tem incluído em seu preço, o valor do custo das baterias, portanto provavelmente, essa mesma política seja aplicada por aqui. É ver para crer. 

Renault Twizy Elétrico