Um dos grandes lançamentos da Ford neste ano de 2019 não foi propriamente um carro, mas sim um recurso, chamado de Run Flat, os famosos pneus que prometem continuar funcionando mesmo depois que fure. O acessório acabou sendo lançado junto com o EcoSport Titanium.

Respostas para as perguntas mais comuns sobre o pneu run flat

O caso chegou até mesmo a preocupar o PROCON, entidade que defende os interesses e os direitos dos consumidores. Isso aconteceu em virtude da opção que a Ford apresentou de não oferecer o pneu sobressalente, já que o run flat promete cumprir a tarefa e levar o motorista até um local para que ele seja reparado.

Os pneus contam com uma tecnologia que permitem que eles continuem rodando mesmo quando já estão vazios. É claro que isso não é para sempre e deve respeitar algumas limitações, como uma velocidade máxima de até 80 km/h e uma distância máxima de 80 quilômetros.

Confira algumas respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre os pneus run flat:

Eles podem ser montados em qualquer tipo de roda?

Não! Os pneus que possuem tecnologia run flat devem ser montados somente em rodas com hump estendido, que costuma ser chamado de EH2. Este modelo é mais elevado, o que permite uma melhor ancoragem.

Os pneus run flat podem ser reparados?

Respostas para as perguntas mais comuns sobre o pneu run flat

Sim! Na verdade, ele foi pensado, de uma forma geral, como se fosse um pneu qualquer, inclusive podendo ser reparado. Mas a tecnologia exige que algumas recomendações sejam seguidas. Pode ser que nem toda a borracharia consiga fazer os reparos que vão permitir com que o pneu volte a funcionar.

Estes pneus são menos resistentes a buracos?

Não! Estes pneus são construídos com lonas de corpo únicas, sendo que não acabam sendo muito diferentes dos pneus convencionais. Dessa forma, eles podem ser considerados nem piores e nem melhores do que os pneus mais comuns, que costumam ser encontrados nos carros de uma forma geral.

É verdade que estes pneus aumentam o consumo de combustível do carro?

Sim! Como a massa destes pneus são mais elevadas, elas acabam interferindo diretamente na resistência ao rolamento, exigindo uma maior força do carro, o que faz com que ele gaste mais combustível.