A Rivac Navera bateu recordes e atualmente se tornou o carro elétrico de produção mais rápido do mundo. De acordo com as informações que foram divulgadas, o veículo conseguiu atingir a velocidade máxima de 412 km/h no mês passado. O modelo foi de 0 a 100 km/h em apenas 2 segundos.
O recorde foi obtido e registrado através de uma verificação oficial que aconteceu no último dia 23 de outubro na pista Automotive Testing Papenburg na Alemanha, uma pista oval com retas suficientemente longas (4 quilômetros de extensão). Essa é uma pista que acaba conseguindo justamente oferecer a estrutura para que um modelo consiga chegar a este tipo de velocidade.
Para conseguir chegar nessa velocidade máxima, o carro foi colocado na sua velocidade máxima, que faz com que o modelo tenha um perfil aerodinâmico que equilibra o arraste aerodinâmico e a força descendente que consegue assegurar a estabilidade em alta velocidade. O carro também estava equipado com pneus Michelin Cup 2R, com um técnico Michelin no local para verificar o seu estado.
Um dos grandes desafios enfrentados pelo piloto do veículo naquele momento de testes, Miro Zrnčevic, era conseguir a entrada perfeita na reta a partir das seções curvas da pista para dar ao carro a possibilidade dele ter uma maior chance de conseguir chegar na sua velocidade máxima.
No detalhamento que foi feito posteriormente em relação a como o veículo se comportou durante essas voltas de testes, assim que ele alcançou a velocidade de 250 km/l, foi possível liberar toda a potência do conjunto de quatro motores e também da bateria do veículo, o que fez com que ele fosse para a faixa dos 400 km/h e ultrapassando essa barreira.
"Acelerar a 412 km/h, ou 256 mph, significa viajar a um terço da velocidade do som. Conseguir isso sozinho num carro homologado para as ruas é incrivelmente complexo, mas com o Nevera criamos um carro que pode percorrer longas distâncias com uma única carga, pode enfrentar pistas de corrida apertadas e tortuosas, bem como bater recordes de velocidade em linha reta, tanto em aceleração como para velocidade máxima", afirmou Zrnčević, que também é piloto-chefe de Teste e Desenvolvimento da Rimac.