A compra de carros usados segue crescendo quando comparada com a compra de veículos novos, especialmente durante o período de crise no qual o mercado brasileiro se encontra neste momento. A opção acaba sendo mais em conta, mas exige que os consumidores tenham mais cuidado, especialmente aqueles que não possuem experiência neste tipo de compra.

Saiba quais são os itens que precisam ser levados em consideração na hora da compra do carro usado

Hoje em dia existe um mercado muito acirrado na venda de veículos seminovos, fazendo com que as empresas tenham que oferecer diferenciais para conseguir conquistar os seus clientes. Mesmo assim, uma boa parte dos veículos comprados nestas condições precisam passar pela oficina. Mas é preciso sempre saber aqueles itens que precisa ter prioridade e aqueles que podem ser deixados para mais adiante.

Confira algumas dicas para não acabar entrando em uma encrenca na hora da compra de um veículo seminovo.

Primeiras providencias

Os primeiros itens que precisam ser verificados no momento em que eles compram carros usados estão relacionados ao funcionamento do motor como um todo, tais como o óleo e os filtros, além das correias e os rolamentos ligados ao funcionamento delas. Neste caso, a dica é trocar tudo quando compra, pois, muitas vezes, não se sabe por quanto mais elas podem funcionar.

Freios

Saiba quais são os itens que precisam ser levados em consideração na hora da compra do carro usado

Outros elementos que devem ser verificados na compra de um carro seminovo estão relacionados aos sistemas de frenagens, tais como o fluido de freio, hidrovácuo, pastilhas, discos e também os flexíveis. A dica é ficar de olho para verificar se existe algum ruído no freio.

Calibragem

Durante as primeiras experiências que as pessoas acabam tendo com relação a direção do carro do seminovo é com relação a calibragem dos pneus. Qualquer problema que as pessoas encontrem nos pneus pode indicar que existe algum tipo de vazamento de fluido, ou então as pastilhas que estão gastas, além de outros componentes.

Itens não urgentes

Em contrapartida, existem alguns outros itens que precisam ser trocados, mas que acaba não sendo necessário a troca imediata. Um exemplo desta situação acaba sendo o conjunto de velas, que geralmente duram um bom tempo. Outros itens que podem ser deixados mais abaixo na lista de prioridades e a dupla alinhamento e balanceamento.