O governo do estado de São Paulo divulgou uma série de medidas que formam um pacote de incentivos para o setor automotivo que produz na região paulista. De acordo com as informações que foram divulgadas, os benefícios podem tornar viáveis grandes investimentos que podem ser feitos tanto pela GM quanto pela Volkswagen.

São Paulo anuncia pacote de incentivo para as montadoras

As duas companhias contam com fábricas respectivamente nas cidades de São José dos Campos e Taubaté. O governo entra nas negociações que estão sendo feitas entre as empresas e os sindicatos que representam os trabalhadores da área justamente para que esses investimentos possam ser confirmados.

O governo do estado de São Paulo confirmou que vai oferecer um desconto de até 25% no ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias) para aquelas empresas do setor automotivo que investirem pelo menos R$ 1 bilhão. Além do aporte, as empresas também devem gerar, pelo menos, 400 empregos.

São Paulo anuncia pacote de incentivo para as montadoras

A direção da GM alertou em comunicado no fim do ano passado que 'momento é crítico' e que 'não vai continuar empregando capital para perder dinheiro'. Em São José, onde a planta vem sofrendo esvaziamento desde 2012, uma negociação está em andamento para que uma caminhonete seja produzida no parque industrial da montadora. O aporte, segundo o sindicato, seria de R$ 5 bilhões.

A empresa está negociando com os sindicatos algumas medidas para confirmar o investimento, tais como o congelamento dos salários dos empregados neste ano e a redução no valor da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

A Volkswagen também está costurando um acordo com o sindicato e com os trabalhadores para justamente garantir condições favoráveis para um investimento na fábrica. Atualmente a unidade de Taubaté emprega 4,3 mil trabalhadores, produz os modelos Gol, Up! e Voyage.