A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou uma lei que deverá facilitar, e muito, a vida das pessoas que pretendem ter um carro elétrico no Brasil e também deve começar a criar uma política que permita com que as montadoras passem a investir mais neste tipo de lançamento por aqui. O texto fala basicamente dos procedimentos de instalação dos pontos de recarga.

Senado brasileiro aprova projeto para instalação de pontos de recarga

O Projeto de Lei, de autoria do deputado federal Heuler Cruvinel (PSD/GO), obriga que as concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica instalem pontos que permitam as recargas de carros deste modelo. Os pontos de recarga deverão ser solicitados pelos proprietários e a instalação poderá ser feita em edifícios comercias e residenciais ou em vias públicas (neste último caso, deve ter a devida autorização do poder público local).

O texto fala que as concessionárias terão que prestar este serviço de instalação, algo que acontece basicamente com os serviços elétricos que as pessoas solicitam hoje em dia, por exemplo. E, assim como acontece nestes casos, os custos de instalação deverão ser pagos por quem está solicitando o recurso.

Senado brasileiro aprova projeto para instalação de pontos de recarga

No momento em que a proposta foi aprovada, o presidente da comissão, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), lembrou que o custo para instalação das tomadas de recarga é praticamente zero, o que acaba representando um estímulo para os carros elétricos. "Não é como num posto de gasolina, que você tem que colocar tanque, colocar bomba, Não! Nós estamos falando de um totem com uma tomada de 220 Volts que você vai plugar o carro e você terá uma economia e uma redução de emissão de gás carbônico da ordem de cinco vezes menos. E desse projeto o Brasil não pode ficar de fora", defendeu.

O texto fala ainda que a cobrança sobre o consumo de energia deverá ser feita por meio da tarifa pré-paga ou via conta de energia separada. Dessa forma o sistema vai permitir que as pessoas tenham mais controle sobre os gastos de energia específicos do seu carro.