Pegando onda nos serviços que podem ser enquadrados na chamada “economia colaborativa”, algumas empresas estão trabalhando o conceito de assinatura de carro visando o mercado brasileiro. Basicamente é um serviço que permite com que as pessoas sempre dirijam um carro novo, mediante pagamento de uma mensalidade.

Serviços de assinatura de carro. Vale a pena?

Atualmente existem duas companhias que oferecem a modalidade de assinatura de carro, sendo que uma delas é a Porto Segura, reconhecida especialmente pelos seguros oferecidos para os carros, e também a Unidas, rede de locadora de carros. As duas empresas oferecem diversas simulações afim de tentar convencer os donos de carros que essa pode ser uma opção mais viável para sempre estar com um carro novo na garagem.

Mas especialistas afirmam que os consumidores devem avaliar com muito cuidado esse tipo de operação, pois nem sempre valerá a pena trocar a compra de um carro por um serviço de assinatura. De uma forma geral, as assinaturas de carros ainda podem ser consideradas caras quando comparadas com as opções de compra de carros que existem atualmente no Brasil.

Um dos principais argumentos trabalhados pelas empresas está diretamente relacionado a depreciação dos carros, bem como aos custos de impostos que estão embutidos na compra de um veículo novo. Mas, na ponta do lápis, os serviços de assinatura de carros acabam valendo mais pela comodidade do que pelos custos propriamente dito.

Simulações

Serviços de assinatura de carro. Vale a pena?

A Porto Seguro, de acordo com as informações publicadas sobre o serviço, cobra R$ 17.700 por um contrato anual para que o motorista saia dirigindo um Chevrolet Ônix novo, com motor 1.0. Esse valor acaba sendo pouco mais de 38% do valor total do carro, que na tabela está custando R$ 43.700. Neste pacote oferecido os clientes não precisam se preocupar com seguro, manutenção, revisões, etc.

Para saber se realmente vale a pena o serviço, os consumidores devem fazer as contas dos valores dos carros que serão alugados ou comprados, bem como os juros que as empresas cobram para o parcelamento e todos os demais custos. A vantagem pode ser vista no primeiro ano, mas na hora da renovação é que os serviços de assinatura passam a deixar de ser vantajosos na comparação com a compra do carro.