Para uma das maiores empresas do setor de combustíveis do planeta, o consumo de petróleo pode estar com os dias contados. De acordo com as previsões feitas pela Shell, pesquisas indicam que o consumo de petróleo deve atingir um pico no ano de 2030, mas que depois disso deverá entrar em declínio.

Shell afirma que consumo de petróleo deve reduzir a partir de 2030

A afirmação foi feita pelo o presidente da Royal Dutch Shell, Ben van Beurden, nesta quinta-feira (27). A empresa afirma que alguns dos principais fatores que vão influenciar diretamente na queda de consumo deste tipo de combustível já estão acontecendo em diversas partes do mundo.

A expansão das pesquisas e consequentes lançamentos de carros que se utilizam de energia elétrica para se deslocar de um ponto ao outro e também as ações restritivas que estão sendo anunciadas por diversos países visando reduzir a quantidade de poluentes jogadas aos céus devem ser os principais motivos para reduzir o consumo de petróleo.

Essa poderá ser uma mudança realmente significante, que deve alterar não apenas o setor da economia relacionada aos combustíveis, mas também diversas outras que acabam dependendo deste produto. O anúncio foi feito na mesma semana que mais um país anunciou a proibição de veículos a diesel e à gasolina a partir de 2040, o Reino Unido.

Shell afirma que consumo de petróleo deve reduzir a partir de 2030

"Eu acho que são anúncios muito bem-vindos, eles também são anúncios muito necessários", disse van Beurden a repórteres após a maior companhia de petróleo da Europa reportar uma alta acentuada no lucro trimestral.

Mas o relatório afirma também que o ano de 2030 não deve marcar o encerramento definitivo da utilização do petróleo. De acordo com as informações que constam nos documentos, o petróleo ainda deverá ser necessário por décadas, continuando sendo os principais combustíveis para aviões, navios e caminhões pesados.