Uma das atrações que mais fazem sucesso no Salão do Automóvel de São Paulo não é um carro de verdade, e sim um protótipo de simulador. Nada muito incomum para as pessoas que estejam um pouco acostumados com jogos de videogame, com a diferença que este simulador acaba sendo mais voltado aos modelos reais de direção. Ou seja, ao invés das pessoas estarem pilotando super máquinas nas pistas de corridas mais famosas do mundo, o simulador realmente reproduz as condições que os motoristas enfrentam nos trânsitos do dia a dia.

Simuladores serão obrigatórios nas autoescolas

Mas a partir de uma decisão tomada hoje, todos os motoristas no Brasil que forem tirar suas habilitações a partir do próximo ano terão que experimentar a sensação de dirigir em um simulador antes de ir para as pistas reais. O Conselho Nacional de Trânsito decidiu na última quarta-feira, dia 31, que estes simuladores terão que estar obrigatoriamente presentes nas autoescolas, centros de formação responsáveis por passar todo o conhecimento prático e teórico que os motoristas precisam para conseguir tirar sua carteira de habilitação e assim estar habilitado a dirigir. Segundo a decisão que foi publicada, a obrigação será par aos motoristas que forem tirar a carteira na categoria B (automóveis e comerciais leves).

Aulas teóricas e práticas

De acordo com esta nova decisão do Contran, agora todos os motoristas que forem tirar suas habilitações a partir de domingo que vem terão que passar por cinco aulas de 30 minutos onde os alunos verão conteúdo didático, como conceitos básicos de condução do veículo, questões relacionadas as trocas de marcha, aprendizado de circulação em avenidas, como fazer curvas com segurança, informações sobre vias de tráfego, além de outros tópicos que serão abordados. Depois de cumprir toda a carga horária teórica os motoristas poderão utilizar os simuladores de direção.

Emerson Fittipaldi experimentando Simulador

Ainda de acordo com as novas regras que estão sendo divulgadas sobre mais esta exigência do governo federal para que o motorista consiga tirar sua carteira de motorista, as sulas sempre deverão ser ministradas pelo instrutor de trânsito, diretor de ensino ou diretor geral do Centro de Formação de Condutores onde os alunos estiverem fazendo o curso de preparação para as provas. É importante que estes profissionais acompanhem de perto o desenvolvimento dos alunos. Para facilitar as adequações que as escolas terão que fazer para adquirir estes novos equipamentos, será possível que mais de uma escola consiga dividir um mesmo simulador.

O Departamento Nacional de Trânsito anunciou que as autoescolas terão exatamente até o dia de 30 de junho do próximo ano para conseguirem se adaptar, e oferecer mais esta forma de aprendizado para o motorista. O governo deu a entender quer que estes aparelhos estejam funcionando o mais rápido possível para que os motoristas possam sair dos centros de capacitação com mais informação e mais capacitados de enfrentarem os desafios do trânsito atual sem se envolverem em tantos acidentes. É importante também que a simulação aconteça somente nos aparelhos que sejam homologados pelo Denatran. Ou seja, nem todos os simuladores poderão ser utilizados, apenas aqueles que realmente estiverem aptos para desenvolverem as atividades.

Simulador está disponível no Salão do Automóvel

Para os motoristas, ou futuros motoristas, que já quiserem dar uma espiada nesta nova forma de avaliação que passará a entrar em vigor a partir do próximo ano, o protótipo ficará no Salão do Automóvel até o final do evento. A presença do equipamento faz parte de uma ação do Ministério das Cidades que via conscientizar os motorista sobre as necessidades de cumprir todas as regras e as leis de trânsito, não apenas para evitar as multas, mas principalmente para evitar os acidentes de trânsito.