O marketing digital já faz parte da vida das pessoas de uma forma geral. Mesmo aqueles que não ficam diante da tela do computador durante o dia inteiro acabam sendo bombardeado com propagandas que são feitas diretamente nos smartphones. Mas o próximo passo deste mundo que pensa em vender o tempo inteiro será levar propagandas diretamente até o vidro do carro de cada motorista.

O projeto, que envolve as montadoras responsáveis pelos veículos, as companhias de tecnologia e também aquelas que são fabricantes de vidros, querem criar um sistema que vai permitir que sejam enviadas propagandas para os para-brisas dos veículos. Para isso, o projeto trabalha com a parte frontal do iPhone.

Os usuários permitem com que este sistema envie diversas informações e propagandas que poderão ser replicadas no vidro da parte da frente do carro. Desta forma, os motoristas poderão visualizar os dados sem precisar olhar para a tela do celular, por exemplo. Já existem até mesmo alguns dados e pesquisas que foram feitas justamente para tornar viável este projeto, como a feita pela McKinsey & Co. que afirma os serviços móveis e dados em carros vão gerar US$ 1,5 trilhão por volta de 2030.

Dominando o espaço interno

Sistema quer mostrar publicidade no para-brisa do veiculo

“Quando você pensa em uma pessoa dirigindo e em quais são suas necessidades em uma viagem comum, elas se resumem a combustível, comida e paradas para descansar”, disse John Butler, analista da Bloomberg Intelligence. “Dominar o espaço interno do carro é fundamental, é lá onde se ganha dinheiro. O verdadeiro valor está contido na oportunidade publicitária.”

Este para-brisa inteligente poderá funcionar basicamente para oferecer diversos serviços que são considerados fundamentais para o dia a dia do motorista. Uma delas é informar onde estão os postos de combustíveis que podem ser encontrados nas redondezas. Desta forma, o motorista poderá ser levado até o local, com as instruções sendo apresentadas no para-brisa.

Sistemas mais avançados, que inclusive já foram apresentados em determinados eventos de tecnologia, podem ajudar os motoristas que estão com fome e que não possuem tanto tempo disponível. Basta alguns comandos de voz para que os usuários peçam uma determinada comida em um determinado restaurante. O sistema calcula o tempo de chegada e, quando as pessoas estacionarem na frente, já vão receber seu pedido quentinho.