A Sony e a Honda revelaram durante a CES 2023 a criação da marca Afeela, que terá como principal objetivo englobar os lançamentos de veículos elétricos fruto da parceria das duas empresas. Além disso, durante o evento de tecnologia foi apresentado também o primeiro protótipo de carro, modelo que foi construído a partir do conceito Vision-S de 2020.
Para comandar essa joint venture foi escolhido o nome de Yasuhide Mizuno, executivo que já liderou a Guangzi Honda, uma das parcerias que a marca japonesa tem na China. “No coração desta experiência de mobilidade está a palavra ‘sentir’ (Feel em inglês)”, disse Mizuno, explicando que os veículos da Afeela terão um foco em interagir com os passageiros e nas sensações transmitidas.
O modelo traz uma roupagem diferente do conceito que foi apresentado ao longo de 2020, contando com um novo design na parte da frente e também já o logo da joint venutre. O modelo conta com a área do emblema digital e pode mostrar informações para quem estiver do lado de fora, como temperatura, carga da bateria ou, como a Sony fez na apresentação durante a CES, uma propaganda do filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.
O conceito foi criado ainda para utilizar processadores Qualcomm Snapdragon, que terá como principal objetivo controlar todos os sistemas do veículo. Além disso, o carro deve contar ainda com 45 câmeras e sensores dentro e fora para que tenha uma automação de nível 3 nas condições adequadas. O carro também deve ser lançado já pronto para utilizar um sistema de realidade aumentada.
Detalhes técnicos e mecânicos do modelo ainda não foram antecipados pela marca durante o evento, até mesmo por estarmos ainda há alguns anos da previsão da chegada do primeiro modelo comercial. Mas, o conceito apresentado originalmente no ano 2020 tinha dois motores elétricos que entregavam 544 cv de potência.