O título de carro mais rápido do mundo acabou mudando de dono. O modelo Tuatara, da Shelby SperCars (SSC), conseguiu desbancar o Agera RS ao conseguir atingir a incrível marca de 532,7 km/h de velocidade máxima. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa sobre o teste, a média de velocidade ficou em 508,7 km/h.

SSC Tuatara bate recorde de velocidade e passa dos 500 km/h

O responsável por conseguir fazer com que o modelo atingisse tal velocidade foi o piloto Oliver Webb. A aceleração aconteceu em duas pistas, que foi basicamente o mesmo tipo de teste que foi feito anteriormente com o Koenigsegg Agera RS, que atingiu 457 km/h de velocidade máxima e 447,2 km/h na média. Outro modelo que tinha se destacado em termos de velocidade anteriormente foi o Bugatti Chiron, que conseguiu alcançar os 490 km/h.

SSC Tuatara bate recorde de velocidade e passa dos 500

Mas tudo indica que o modelo tinha chance de conseguir alcançar uma velocidade ainda maior. “Com certeza, ele tinha mais pra oferecer. E, em melhores condições, eu tinha certeza que nós poderíamos ir mais rápido. Quando eu cheguei perto dos 532,7 km/h, o Tuatara aumentou mais de 32 km/h em 5 segundos. E o carro nem tinha perdido fôlego ainda. O vento não deixou chegar ao limite”, declarou o piloto a um programa de televisão.

O modelo que se tornou o carro mais rápido do mundo possui um conjunto mecânico formado por motor duplo turbo V8 5.9 que entrega 1.774 cv com um coeficiente de arrancada de 0,279, perfeito para atingir altas velocidades.

SSC Tuatara bate recorde de velocidade e passa dos 500

“Já faz dez anos desde que nós atingimos o recorde com o nosso primeiro carro, o Ultimate Aero, e o Tuatara está muito à frente dele. Seu desempenho reflete a dedicação e o foco com que buscamos essa conquista”, afirma Jerod Shelby, CEO da SSC. “Chegamos bem perto de atingir os números teóricos, o que é surpreendente de fazer em um cenário do mundo real em uma via pública”.