A Volvo anunciou que fechou uma parceria com a Startbucks para viabilizar a instalação de uma rede de carregamento em alguns dos pontos de venda dessa que é a mais popular rede de café do mundo. De acordo com as informações que foram divulgadas pelas duas companhias envolvidas, neste primeiro momento o projeto abrange apenas as lojas dos Estados Unidos.
Em um primeiro momento, a previsão é de que aconteça a instalação de 60 pontos de carreamento que serão espalhados em 15 locais na rodovia entre Denver e Seattle, a cidade onde a Starbucks tem sua sede. O procedimento de instalação dos 60 eletropostos deve ser concluído até o final do ano de 2022.
As duas cidades estão a mais de 2.000 km de distância, mas graças à Volvo, os motoristas que dirigem um carro elétrico na estrada que as conecta encontrarão um ponto de carregamento a cada 150 km. A mensagem da iniciativa é tornar o carregamento tão fácil quanto beber um café.
Essas estações de recarga que serão colocadas nos pontos de venda da Starbucks terão capacidade de recarga rápida. Com a tecnologia que será utilizada nestes pontos de carga, um Volvo C40 Recharge será capaz de carregar de 20% até 90% da capacidade total da bateria em apenas 40 minutos.
Enquanto isso, a ideia é que os motoristas aproveitem este tempo de recarga para se deliciar dos produtos vendidos pela Starbucks. Outro detalhe importante é que esta rede de carregamento Volvo estará acessível a donos de carros elétricos de qualquer marca.
Estes pontos de recarga poderão ser encontrados facilmente na função de pesquisa do Google de seu sistema de informação e entretenimento disponíveis nos modelos de carros da Volvo. Já os donos de carros de outras macas poderão aproveitar o aplicativo ChargePoint para encontrar estes locais.