A Xiaopeng Motors anunciou para o mercado mundial o lançamento de um carro elétrico bastante parecido com o Model X, da Tesla. Mais do que um simples posicionamento de mercado, o principal objetivo da companhia é realmente bater de frente com a gigante dos elétricos norte-americana.
A empresa está sendo considerada como uma das mais promissoras startups do segmento de automóveis elétricos. A empresa recebeu cerca de US$ 350 milhões em uma rodada de investimentos, que contou com as gigantes Alibaba e Foxconn. O resultado de todo este dinheiro que foi captado foi justamente o modelo G3, apresentado como o grande rival da Tesla para os próximos anos.
Não é apenas o fato do carro ser elétrico que faz com que ele seja diretamente comparado com os modelos que foram lançados pela Tesla. É possível perceber claramente que todo o design do veículo foi inspirado no modelo norte-americano, especialmente na parte de dentro, com a famosa tela grande e vertical que fica no console central.
A empresa chinesa também está adotando uma série de estratégias que estão no planejamento da Tesla, tais como o fato de se utilizar de diversas tecnologias de código aberto no desenvolvimento do carro como um todo. O modelo também terá um sistema semiautônomo de condução.
Em relação as informações referentes a bateria que será utilizada no modelo, o carro terá capacidade de percorrer 300 km com apenas uma recarga, o que fica bem abaixo do que é prometido para o Model X, que consegue fazer quase 500 km com apenas uma recarga.
Por enquanto a startup chinesa Xiaopeng ainda está na fase de divulgação dos seus produtos e de posicionamento de mercado, uma vez que a empresa ainda não começou efetivamente a vender os seus carros. A previsão é a de que a primeira unidade seja efetivamente lançada pela companhia ainda neste ano de 2018.