O Grupo Stellantis revelou nesta semana uma série de detalhes referentes ao plano de eletrificação que deve atingir todos as 14 marcas que estão inseridas no conglomerado. A companhia anunciou o lançamento de pelo menos oito novos carros elétricos, sendo que todos eles serão construídos sobre a nova arquitetura STLA Large.
Essa arquitetura revelada será uma das quatro que serão completamente elétricas e que a Stellantis deve começar a utilizar em seus carros, ao lado das STLA Small, STLA Medium e STLA Frame. A plataforma Large será utilizada nos veículos de maior tamanho, com comprimento entre 4,70 e 5,40 metros e largura entre 1,90 e 2,03 metros.
Durante a apresentação, o grupo revelou alguns modelos em 3D dos veículos que devem ser lançados em breve. Um deles será um sedan de luxo, muito provavelmente da Chrysler, que traz um porte muito parecido com o do Tesla Model S.
Outro modelo que também foi apresentado é um Jeep SUV que parece um pouco menos que um Jeep Grand Cherokee, que inclusive pode acabar se tornando o sucessor do próprio no mundo dos veículos elétricos. Um outro Jeep também foi apresentado e foi descrito como uma “oportunidade em branco para um veículo off-road da Jeep muito capaz”. Este modelo conta com uma aparência mais robusta, com dimensões grandes e formato mais quadrado.
Um crossover esportivo também apareceu entre os modelos em 3D, mas com poucas informações sobre o projeto em sí. Mas pelo que pode ser visto em relação aos estilos de faróis, lanternas e para-brisa traseiro pode ser um modelo de SUV da Dodge.
Mais dois SUVs também apareceram, sendo que um deles pode ser um sucessor elétrico do Dodge Durango. Mas informações concretas destes lançamentos devem surgir apenas nos próximos anos.