Os carros importados tendem a ficar mais baratos para os brasileiros no ano de 2018. O chamado “Super IPI”, que acrescenta 30% à alíquota de veículos importados que são vendidos no mercado brasileiro, deve deixar de ser cobrado a partir do final do ano de 2017. A informação foi confirmada por Luiz Miguel Falcão, coordenador da Secretaria de Desenvolvimento do MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

“Super IPI” para carros importados será extinto

Antes da confirmação, que foi dada durante uma entrevista do representante da pasta para uma revista estrangeira, representantes da indústria já sinalizavam com a possibilidade do imposto deixar de ser cobrado em breve. Mas é a primeira vez que o governo federal fala publicamente sobre o assunto.

De acordo com o Ministério de Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, a portaria que deve extinguir a taxa cobrada deve ser publicada no Diário Oficial da União até o final do mês de setembro. Com isso, a medida poderá começar a ter validade a partir do início de 2018, uma vez que os prazos legais costumam ser de 90 dias para que as mudanças sejam devidamente sancionadas.

O “Super IPI” foi criado no ano de 2012 como parte do programa Inovar-Auto, que visava incentivar o desenvolvimento de uma indústria automotiva nacional. Ele prevê a aplicação de 30 pontos percentuais de IPI, além da alíquota originalmente cobrada pela cilindrada do motor, a qualquer carro vendido no país por importação.

“Super IPI” para carros importados será extinto

Os únicos carros que escaparam dessa tributação eram aqueles que vinham para o Brasil através dos países parceiros do Mercosul e também do México. As demais montadoras que traziam carros de outros países foram enquadradas em sistemas de cotas, tendo o direito de trazer uma determinada quantidade de carros sem o imposto.

Especialistas apontam que este plano acabou impedindo o crescimento de montadoras como a Kia, a Jac e a Chery. Além disso, recentemente a Organização Mundial do Comércio condenou o país por prática ilegal de subsídios disfarçados ao setor.