Os SUVs seguem dominando o mercado em diversos países, incluindo o Brasil. De acordo com os dados registrados pela Fenabrave, instituição que representa os concessionários de veículos, dos 22 lançamentos de carro já contabilizados para este ano por fabricantes e importadores, pelo menos 15 são inseridos dentro do segmento de SUVs.

SUVs serão mais da metade dos lançamentos de carros no Brasil

Do total de vendas realizadas no Brasil ao longo do ano passado em relação aos veículos de passeio, 32,6% das vendas de automóveis no País são SUVs, com um total de 528 mil unidades. No ano de 2010, essa fatia relativa neste segmento representava apenas 7,5% das vendas.

O segmento de SUVs se mostra uma tendencia em diversos países, o que acabou refletindo diretamente no mercado brasileiro. Com isso, as empresas estão ampliando ofertas de modelos nacionais e também importados em detrimento de outras categorias, em especial a de carros pequenos, que são os hatches. Mas eles seguem sendo os mais vendidos no Brasil, com 42,3% de fatia de mercado.

SUVs serão mais da metade dos lançamentos de carros no Brasil

O mercado também mostra que os sedans também estão perdendo espaço, ficando com 22,6% do mercado ao longo do ano passado. Já no ano de 2010, a fatia dos sedans era de 27,3%. De acordo com a opinião de especialistas na área, o crescimento dos SUVs se dá especialmente pelo novo perfil do consumidor, que valoriza estila, segurança, multiuso, conectividade e performance, em especial os de mais alta renda.

Além disso, o aumento do foco das montadoras em modelos do segmento SUV faz parte da estratégia dessas empresas que passam a focar seus esforços na produção de veículos que possam ter um valor de revenda maior do que os hatches, bem como modelos que tenham uma plataforma que tragam mais possibilidades de conteúdos e diferenciais.