Foi apresentado nesta semana o novo SUV elétrico Nexon EV Max, da Tata Motors e que deve ser destinado para o mercado indiano. O carro acaba se apresentando como uma evolução do modelo Nexon EV, que já e vendido pela companhia. Com isso, o carro acaba ganhando um motor ainda mais potente do que seu antecessor, além de uma série de outras melhorias, incluindo uma bateira maior.

Tata Motors apresenta novo SUV elétrico com 437 km de autonomia

Em relação as suas características físicas, o novo Nexon EV Max possui um comprimento de 3,99 metros. O carro será oferecido em dois níveis de acabamento: XZ+ e XZ+ Lux. Na versão mais básica, o carro será vendido com um carregador de 3,3 kW a bordo, enquanto que na versão mais cara o carro será disponibilizado com um carregador aprimorado de 7,2 kW.

Em relação as informações de autonomia, que são muito importantes para qualquer veículo elétrico, a bateria do modelo terá 40,5 kWh de capacidade. Com uma capacidade de bateria superior quando comparado com seu antecessor, a autonomia pula da faixa dos 312 km para 437 km.

A nova bateria, para uma carga completa, leva cerca de 16 horas se você usar o carregador de 3,3 kW, enquanto o tempo cai para 6 horas se você optar por um mais potente de 7,2 kWh. Pena que não é compatível com uma carga de corrente direta, o que permitiria ainda menos tempo para a recarga completa.

 Tata Motors apresenta novo SUV elétrico com 437 km de autonomia

Em relação ao desempenho do veículo, o modelo também está avançando. O novo motor elétrico oferece uma potência máxima de 143 cv e um torque de 250 Nm (no Nexon EV eram 129 cv e 245 Nm) permite que você acelere de 0 a 100 em menos de 9 segundos.

Por dentro, algumas mudanças no carro também foram feitas nesta atualização. O novo SUV oferece um cockpit mais refinado que inclui a alavanca de câmbio iluminada, o freio de estacionamento eletrônico com função de autohold para assistência de partida em rampa, controle eletrônico de velocidade de descida, carregamento de indução para telefones celulares, assentos aquecidos e atualizados e programas de condução específicos (Eco, City e Sport).

O modelo não tem previsão de lançamento no Brasil.