Chegou ao fim nesse mês aquela que se tornou a mais longa viagem feita com um carro elétrico já registrada. O feito foi realizado por um holandês chamado Wiebe Wakker, que iniciou sua jornada no dia 15 de março de 2016 e acabou encerrando a viagem no dia 7 de abril de 2019.

Termina viagem de carro elétrico mais longa do mundo

Não se tragava de algo feito apenas para aparecer no Guiness Book, mas sim uma campanha que tinha como principal objetivo fazer com que as pessoas adotassem os veículos elétricos para reduzir a emissão de poluentes ao redor do planeta. O carro escolhido foi um Golf que foi modificado pela iniciativa Plug Me In.

De acordo com o diário da viagem apresentado pelo holandês, durante estes quase 3 anos ele dirigiu por 33 países diferentes, percorrendo 94,9 mil quilômetros. Para que a iniciativa fosse possível, o holandês contou com o patrocínio de algumas empresas, como a Adobe e a Canon.

Termina viagem de carro elétrico mais longa do mundo

Além disso, uma parte importante de toda a logística que foi criada para que essa viagem fosse possível foram os voluntários que se solidarizaram e ofereceram abrigo, alimentação e, muito importante, a energia elétrica que era utilizada para manter o carro sempre carregado e pronto para seguir o seu caminho.

Infelizmente o trajeto acabou impondo escolhas que não estavam completamente de acordo com a proposta. Em determinados pontos, por exemplo, ele teve que fazer travessias marítimas com o carro, e os navios se utilizavam de combustíveis poluentes. Mas a grande maioria do caminho acabou sendo feito somente com energia lima.

De acordo com as contas, uma viagem como essa teria gastado, com um carro normal, cerca de 1.792 galões de gasolina.