A Tesla confirmou nesta terça-feira, dia 22, a abertura oficial da sua mais nova fábrica de carros elétricos, instalada na Alemanha, mais precisamente em Berlim. De acordo com as informações que foram divulgadas pela companhia, a fábrica foi construída ao longo de dois anos com base no maior investimento em uma fábrica de automóveis alemã na história recente: 5 bilhões de euros.

Tesla inaugura sua mega fábrica de carros elétricos na Alemanha

O próprio Elon Musk afirmou que vai participar dos eventos de inauguração, entregando pessoalmente aos clientes as primeiras 30 unidades do SUV elétrico Tesla Model Y feito na Alemanha. Em um tweet de 21 de março, ele disse que estava "animado" para entregar os primeiros veículos fabricados na “Giga Berlin”.

Além de Elon, a cerimônia de inauguração também contará com outros nomes importantes, como o chanceler alemão Olaf Scholz, o ministro federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática Robert Habeck e outras autoridades federais e locais de alto escalão presentes, de acordo com a Reuters.

Tesla inaugura primeira fábrica de carros elétricos na Alemanha

Originalmente a fábrica já está pronta há alguns meses, sendo que a previsão era de que a abertura acontecesse há cerca de oito meses atrás. Mas o procedimento de abertura acabou tendo que ser adiado em função de questões ambientais (principalmente de abastecimento de água) e burocracia.

Devem ser contratados cerca de 12 mil trabalhadores que serão utilizados diretamente na fábrica de montagem de veículos e também na fábrica de baterias adjacentes em Grünheide. Com isso, a Tesla vai se tornar o maior empregador do estado de Brandemburgo. Quando estiver em pleno funcionamento, deve produzir 500 mil unidades de carros elétricos.