A Tesla está mais perto de começar a fabricar carros elétricos na China. De acordo com novas informações que surgiram na imprensa nesta semana, a empresa começou a conversar oficialmente com a prefeitura de Xangai visando a instalação de uma planta de fabricação da empresa naquele país.

Tesla quer fabricar carros elétricos na China

A Tesla quer fabricar seus carros na China para suprir justamente a demanda daquele país, uma vez que o imposto cobrado pela importação de carros com estas características para lá é de 25%.

Por enquanto, a empresa que se tornou conhecida no mundo inteiro pelo grande investimento feito no lançamento de carros inteligentes, modernos, elétricos e autônomos ainda não dá nenhuma previsão em termos de data para começo da construção daquela que deverá ser a primeira fábrica na China.

A única posição oficial da empresa em relação a prazos para que alguma coisa aconteça é que até o final do ano a Tesla quer definir de forma mais clara a sua estratégia e quais serão os próximos passos em relação a presença da companhia na China.

O mercado parece estar reagindo positivamente a estas movimentações da empresa, uma vez que as ações da Tesla subiram 1,5% nesta quinta-feira, dia 22, quando a imprensa internacional acabou repercutindo a possível instalação da fábrica da Tesla em Xangai.

Tesla quer fabricar carros elétricos na China

Para começar a operar dentro do mercado Chinês, a Tesla precisa se organizar para atender a alguns requisitos do governo. Toda empresa estrangeira deverá ter, pelo menos, um parceiro chinês para que sua instalação seja autorizada no país.  Além disso, a participação da companhia não pode exceder um total de 50%.

Portanto, além de especular quando seria concretizada essa parceria, o mercado automobilístico também quer saber quais poderiam ser as empresas chinesas parceiras que entrariam no negócio junto. Algumas notícias que surgiram dão conta de que a Tencent Holdings, a gigante de internet chinesa, pode se tornar a parceira da Tesla. No começo deste ano, a Tencent adquiriu uma fatia de 5% na Tesla por US$ 1,8 bilhão.

Algumas outras fontes do mercado afirmam que na Tesla já estariam pensando quais seriam os modelos que poderiam ser fabricados na unidade da China, sendo que o sedã modelo 3 é a alternativa mais concreta, bem como m novo crossover chamado, até o momento, como Modelo Y.