A Tesla quer que as pessoas comecem a andar em “robôs-táxis” a partir do não que vem. Foi o que disse o presidente da empresa, Elon Musk, durante a apresentação de uma nova versão do famoso Autopilot, que é a tecnologia está presente nos carros da empresa e que assume boa parte das funções de direção.

Tesla quer lançar táxis autônomos sem volante no ano que vem

Uma das grandes novidades que Elon Musk promete para os carros da próxima geração é a completa ausência de um volante. É claro que uma mudança como essa não depende apenas de inovação tecnológica. Elon Musk afirmou, durante sua apresentação, que ainda vai precisar de uma série de aprovações de leis locais para que os serviços de transporte em taxis autônomos funcionem.

"Estou muito confiante em prever os 'robôs-táxis' autônomos para o ano que vem", disse Musk, ao acrescentar que espera operar um modelo similar para o Uber ou o Airbnb.

Tesla quer lançar táxis autônomos sem volante no ano que vem

Outra informação que Elon Musk deu durante sua apresentação é a possibilidade que a Tesla adicione um aplicativo de viagens compartilhadas para que os proprietários dos carros possam se beneficiar. A ideia é que o dono de um Tesla mantenha o carro rodando mesmo quando não está utilizando, através de um sistema de compartilhamento.

"A utilidade fundamental dos veículos aumenta em um fator de cinco" com um sistema de táxis, disse.

Vale lembrar que a Tesla não é a única montadora que está pesquisando formas de fornecer ao mercado carros que não tenham volantes, pedais e outros sistemas tradicionais de controle. No ano passado, a GM anunciou um protótipo chamado Cruse AV que também não tinha nenhum destes elementos.