Nos últimos dias foram atualizadas as informações referentes a localização do Tesla Roadster que foi lançado ao espaço em fevereiro de 2018 rumo a Marte. O carro que pegou carona com o foguete Falcon Heavy já percorreu alguns bilhões de quilômetros pelo Sistema Solar e agora chegou ao seu ponto mais próximo da órbita marciana.

Tesla Roadster lançado ao espaço se aproxima de Marte

Vale ressaltar que todas as medidas de distância acabam sendo muito relativas quando estamos falando de cálculos astronômicos. A Space X confirmou que o modelo de Tesla está a cerca de 8 milhões de quilômetros de Marte. Pode parecer muito longe, mas levando em consideração que nosso planeta está a 400 milhões de quilômetros de distância do Planeta Vermelho, a distância pode ser considerada pequena.

Ainda de acordo com os dados da Space X, o carro está atualmente viajando a cerca de 61.400 km/h. A órbita de Marte foi ultrapassada em novembro do ano de 2018, mas o carro segue se aproximando de Marte, realizando um movimento elíptico, que basicamente é a mesma maneira que a Terra se movimenta ao redor da Terra.

Tesla Roadster lançado ao espaço se aproxima de Marte

Está previsto ainda que o modelo consiga retornar para as proximidades da Terra, mas isso deve acontecer somente a partir de 2091, por conta da ação do campo gravitacional. Mas a empresa não deu muitos detalhes sobre as condições do veículo, já que os raios solares e sua alta radiação, por exemplo, inutilizam os sistemas eletrônicos.

Caso sobreviva, o carro elétrico tem 6% de chance de colidir com a Terra e 2,5% de chocar-se contra Vênus daqui a 1 milhão de anos. Mas não será uma grande colisão, já que o carro tende a se desmanchar em pequenos fragmentos rochosos e se transformar em lixo espacial que vai entrar na nossa órbita, assim como costuma acontecer com uma certa frequência.