Enquanto diversas empresas de tecnologia estão nascendo apenas para tentar criar carros voadores que poderão acabar revolucionando a forma como nos deslocamos entre pequenas e médias distancias, grandes empresas também parecem começar a se interessar pelo assunto. Recentemente a Toyota anunciou que vai financiar um projeto para criação de um veículo voador.

Toyota anuncia apoio a projeto de carro voador

Este projeto não nasce dentro da grande empresa. Toda a pesquisa foi realizada por um grupo de jovens engenheiros. Apesar de ser um projeto que pode acabar se tornando o protótipo de veículo que possa ser utilizado de uma forma comercial, este carro voador tem um objetivo especifico: acender a tocha olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que vai acontecer no ano de 2020.

O grupo de jovens engenheiros existe desde o ano de 2012 e se chama Cartivator. De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa estrangeira, a Toyota deve aportar um total de 42,5 milhões de ienes (cerca de R$ 1,16 milhão), sendo que este investimento deve sair de diversas empresas dentro do grande grupo japonês.

Os profissionais que estão diretamente envolvidos na criação deste projeto afirmam que o cronograma prevê que no final do ano de 2018 já exista um protótipo para os primeiros testes com o desenho e também com a tecnologia que está sendo utilizada. O nome que está sendo utilizado para este projeto é SkyDrive.

Toyota anuncia apoio a projeto de carro voador

"Para tornar real a nossa visão, precisamos desenvolver um carro voador capaz de decolar e pousar verticalmente, sem necessidade de faixas especiais" afirmam os engenheiros. Queremos criar um mundo onde qualquer um possa voar no céu a qualquer momento até 2050", a fim de desobstruir o transporte urbano, particularmente nos países desenvolvidos, onde o número de motoristas aumenta rapidamente”, acrescentam.

As informações técnicas completas do veículo ainda não foram divulgadas, mas os engenheiros falaram sobre alguns detalhes da estrutura física do carro voador. Ele deve ter 2,90m de comprimento e 1,30m de largura. O projeto prevê que ele voa a 100 km/h e a uma altura de 10 metros. Já na terra, ele deve alcançar uma velocidade média de 150 km/h.