A Toyota confirmou a suspensão das atividades em todas as suas fábricas instaladas no Brasil. O anúncio foi feito depois de um episódio climático ter causado a destruição da sua planta dedicada para fabricação de motores, localizada na cidade de Porto Feliz, em São Paulo. Por enquanto, a montadora japonesa ainda não indicou uma data para retomada da produção.
Na última segunda-feira, dia 22, um forte temporal atingiu a unidade de produção de motores. De acordo com as informações que foram registradas, a região foi atingida por um episódio envolvendo rajadas de vento de até 90 km/h e chuvas fortes. Os danos foram apenas estruturais, sem relatos de vítimas.
No local é produzido o motor 2.0 Dynamic Force, que é utilizado atualmente nos modelos Corolla e Corolla Cross, e também o motor 1.5 do Yaris, que saiu de linha no Brasil, mas continua a ser produzido em Sorocaba (SP) para exportação. Com as fábricas paradas, ficam prejudicadas as produções dos modelos Yaris Cross, Yaris (para exportação), Corolla e Corolla Cross.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região teve uma reunião com representantes da Toyota na última quarta-feira, dia 24. Durante a reunião, informações indicaram a possibilidade de que a paralisação geral siga até o ano de 2026, já que toda a cadeia depende dos motores.
A montadora garantiu que não fará cortes de funcionários. Atualmente as fábricas da Toyota empregam 4.500 trabalhadores diretos, além de uma cadeia produtiva que gera cerca de sete empregos indiretos para cada posto direto.