A Toyota apresentou recentemente uma nova versão do Corolla Cross, com uma tecnologia diferenciada. Chamada de H2, a versão conta com motor a combustão de hidrogênio. O carro ainda é considerado como um protótipo e chega com o objetivo de demonstrar que a montadora está de olho em outras fontes de energia além do elétrico convencional.

Toyota apresenta Corolla Cross com motor a combustão de hidrogênio

No comunicado publicado, a Toyota destaca que oferece a oportunidade, para os seus clientes em mais de 170 países e regiões de vendas em todo o mundo, de reduzir sua pegada de carbono hoje – independentemente de sua localização e necessidades diárias. Além disso, a Toyota reafirma seu compromisso em não se concentrar em apenas uma única solução de emissão zero.

O Corolla Cross H2, que ainda é considerado como um protótipo, foi construído com uma boa parte de tecnologia sendo importante diretamente do automobilismo, com participação ativa dos engenheiros da equipe Rookie Racing. O modelo de combustão a hidrogênio foi utilizado nas corridas de resistência Super Taikyu ao longo do ano.

Toyota apresenta Corolla Cross com motor a combustão de hidrogênio

O modelo também rodou, como parte dos testes, por vias públicas da Europa quando o GR Yaris H2 foi colocado em ritmo acelerado em uma corrida de demonstração no WRC em Ypres, na Bélgica. Todos estes dados, de acordo com a montadora, foram muito importantes para a coleta de dados que vão ajudar a estudar a viabilidade de um modelo de produção.

O SUV apresentado recentemente conta com um motor turbo de 3 cilindros 1.6 litro com tecnologia de injeção direta de hidrogênio de alta pressão da atividade de automobilismo.

Mesmo ainda sendo uma realidade muito distante, uma vez que parece que os carros elétricos realmente serão a aposta das montadoras para os modelos de emissão zero, o hidrogênio oferece algumas vantagens interessantes, incluindo um tempo de abastecimento mais rápido e redução da dependência de matérias-primas limitadas, como lítio e níquel.