A Toyota apresentou um modelo de carro autônomo que tem uma função um pouco diferente da maioria dos modelos que acabam sendo apresentados com esta tecnologia. Trata-se do conceito chamado “e-Palette”, um veículo sem motorista que conta basicamente com uma estrutura que pode ser utilizada como uma loja que vai até o consumidor.

Toyota apresenta loja sobre rodas que chega ao consumidor sem motorista

A apresentação do conceito foi realizada durante a CES, feira tecnológica em Las Vegas pelo presidente da companhia, Akio Toyoda. A minivan poderá ser lançada oficialmente durante os Jogos Olímpicos de inverno de 2020, que vai acontecer em Tóquio.

"Hoje você tem que ir até as lojas. No futuro, com o e-Palette, a loja vai até você", afirmou Toyoda.

O projeto foi realmente pensado para permitir que os lojistas consigam oferecer uma experiência diferente e imersiva para os consumidores. A minivan poderá ser utilizada para os mais variados fins comerciais, desde entregar uma simples pizza até levar produtos variados para o consumidor.

A estrutura da minivan também poderá ser utilizada para a prestação de serviços, sendo que o carro poderá acabar sendo utilizado tanto como um hotel como também um escritório. O modelo também poderá ser configurado para o transporte urbano. Neste caso, ele poderá ser compartilhado por um grupo de pessoas ao mesmo tempo.

Toyota apresenta loja sobre rodas que chega ao consumidor sem motorista

Para ter certeza que o conceito realmente conseguisse ser utilizado pelo varejo como um todo, a Toyota contou com a ajuda de diversas gigantes do comércio, tais como Amazon, Pizza Hut, Mazda, Uber e DiDi, principal aplicativo de transporte de passageiros da China.

O conceito e-Palette, de acordo com o CEO da empresa, representa uma atitude que a companhia está toando para que a empresa possa vir a se tornar uma companhia de mobilidade. Além disso, a Toyota também aproveitou a ocasião para reforçar o seu compromisso no desenvolvimento de novos modelos de veículos elétricos.