A Toyota apresentou ao mercado esta semana uma novidade no segmento de transmissões e câmbios. Trata-se de um novo conjunto de transmissões automáticas que possuem duas opções diferentes em termos de quantidade de marchas: oito e dez. O lançamento foi batizado de Direct Shift.

Toyota apresenta novas transmissões automáticas

A ideia deste lançamento é se tornar o substituto oficial da chamada família CVT, que sempre foi bastante defendida e utilizada por esta montadora em diversos dos seus lançamentos. Ao longo dos anos, a Toyota apostou nesta tecnologia especialmente por ela oferecer um bom equilíbrio entre a eficiência e também a progressividade. Mesmo assim, elas sempre sofreram muitas críticas dos motoristas que queriam mais desempenho.

A marca afirma que também está apostando em uma nova geração do CVT, mas ainda não anunciou nada com relação a prazos de lançamento. As grandes estrelas dos novos modelos deve ser realmente as transmissões de automáticas com conversor de torque, que devem oferecer aos motoristas uma resposta mais rápida, além de mais eficiência de um modo geral. As novas transmissões devem oferecer uma redução de até metade nas perdas de energia por atrito, por exemplo.

Uma das novidades em termos de tecnologia que estas novas transmissões oferecem para os veículos como um todo é o fato de que eles trabalham com conversores de torque que são mais compactos do que eram antes. Além disso, eles também oferecem alto desempenho, já que possuem uma faixa ampla de bloqueio de engrenagens.

Toyota apresenta novas transmissões automáticas

A Toyota também afirma que as novidades e as novas tecnologias devem ser sentidas pelos motoristas durante todo o momento de condução do veículo. A transmissão de 10 marchas, por exemplo, deverá oferecer a troca mais suave e rápida entre todos os câmbios utilizados pelos carros no mundo.

A montadora está investindo nas transmissões novas, com oito e dez marchas, com o objetivo de atender as demandas que serão criadas com os novos e diferentes modelos que a Toyota pretende lançar nos próximos anos. Além disso, a marca também não esconde que pretende aplicar na plataforma modular TNGA, que está sendo utilizada atualmente pela nova geração do Prius, e também pelo SUV compacto C-HR. A empresa também já confirmou que esta deverá ser a plataforma utilizada pela próxima geração do Corolla.