A Toyota está promovendo o retorno ao mercado de um nome que já é conhecido: o C-HR. Mas agora ele está sendo lançado com um formato completamente diferente. Depois de ter sua produção encerrada, agora o veículo entra no segmento de SUV 100% elétrico compacto, mas com uma proposta mais esportiva.

Toyota apresenta seu novo SUV elétrico com 467 km de alcance
Toyota apresenta seu novo SUV elétrico com 467 km de alcance / Créditos: Reprodução

O veículo apresentado nos Estados Unidos vai compartilhar a plataforma do bZ4X, mas com uma abordagem muito mais arrojada no design e no desempenho. O design, de uma forma geral, adota linhas muito mais agressivas do que era o modelo anterior, com caimento do teto no estilo cupê e elementos escurecidos em diversos pontos da carroceria.

Em relação à dimensão desse novo carro, ele conta com 4,52 metros de comprimento, ficando 17 cm menor do que o bZ4X, deixando-o mais interessante para que possa ser utilizado no perímetro urbano.

Em relação ao seu conjunto mecânico, o novo C-HR chega com dois motores elétricos — um em cada eixo, entregando tração integral e potência combinada de 338 cv. Segundo a Toyota, ele acelera de 0 a 96 km/h (0-60 mph) em apenas 5 segundos, o que o coloca no mesmo nível do Toyota GR Corolla em desempenho em linha reta.

Toyota apresenta seu novo SUV elétrico com 467 km de alcance
Toyota apresenta seu novo SUV elétrico com 467 km de alcance / Créditos: Reprodução

As baterias são de 74,7 kWh e a autonomia estimada pela fabricante é de até 467 km no ciclo norte-americano, valor que o aproxima da faixa dos 500 km, considerada ideal atualmente. O modelo também suporta recarga rápida de até 150 kW, e a Toyota afirma que o tempo de recarga de 10% a 80% foi otimizado: em condições ideais, são necessários apenas 30 minutos.

O carro também terá em seu conjunto de recarga a presença do conector NACS (North American Charging Standard), desenvolvido pela Tesla. Isso permitirá ao C-HR acesso direto à ampla rede de Superchargers dos Estados Unidos.

Por enquanto, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.