A Toyota confirmou o início dos testes práticos com o carro que poderá entrar para a história como o primeiro modelo comercial híbrido elétrico do mundo. O Prius Flex será testado nas avenidas brasileiras, rodando 1.500 km em um trajeto que une Brasília e São Paulo. O principal objetivo, de acordo com a empresa, é observar o comportamento do veículo com o etanol.

Toyota começa testes com 1º carro híbrido elétrico flex do mundo

Até o momento a empresa não se comprometeu com uma data para que Prius flex ou outro modelo híbrido com sistema bicombustível chegue às lojas. Mas, de acordo com representantes da Toyota, o objetivo é viabilizar a produção de carros com este sistema no mercado brasileiro.

"A ideia é essa (que o carro chegue ao consumidor). O mundo está caminhando para novas tecnologias, e o Brasil e América Latina não vão ser uma exceção”, disse Rafael Chang, presidente da Toyota no Brasil.

Vale lembrar que a empresa não está focando suas pesquisas necessariamente no desenvolvimento de um novo carro, e sim em um sistema que poderá estar presente em outros modelos que já existem ou que ainda poderão ser lançados pela montadora.

Toyota começa testes com 1º carro híbrido elétrico flex do mundo

Atualmente o Prius é o carro híbrido mais vendido no Brasil. Por enquanto a montador não entra em detalhes relacionado a especificação técnica do Prius Flex que está sendo testado no Brasil, mas ele se utiliza como base a versão atual do Prius, movida à gasolina.

Barreiras

O principal problema para os carros elétricos no Brasil ainda são os impostos cobrados pelo governo. Os carros que são totalmente elétricos têm uma alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de 25%, enquanto os modelos híbridos têm taxação de 13%. As montadoras tentam junto ao governo redução do IPI dos híbridos e elétricos para 7%, mesma alíquota cobrada dos modelos de motor 1.0.

O presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, afirmou recentemente, durante uma entrevista, que este é um tema que precisa ser estudado, e que deverá estar citado dentro do Rota 2030. Em janeiro passado, o ministro Marcos Jorge havia dito que o governo baixaria o imposto desses veículos antes mesmo de anunciar o Rota 2030, que ainda espera aval do presidente Michel Temer.