A Toyota está comemorando a marca das 10 milhões de unidades vendidas do RUV4, classificado pela própria montadora como um “SUV recreativo original”. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a marca é referente as vendas globais do carro, correspondendo aos mais de 26 anos de história do modelo.

Toyota comemora marca de 10 milhões de unidades vendidas do RAV4

O RAV4 apareceu pela primeira vez no Salão de Genebra, no ano de 1994. Atualmente o carro está na sua 5ª geração, tendo sido criado como um conceito do RAV-Four, que foi apresentado originalmente no ano de 1989.

Originalmente, a expectativa da Toyota era vender apenas 4.500 unidades mensais e oferecê-lo com motor 2.0 a gasolina de 127 cv. No entanto, a demanda superou todas as previsões e logo primeiro mês a marca foi obrigada a aumentar a produção mensal para 8 mil exemplares.

A 2ª geração do carro chegou no ano de 2000. Mesmo com o modelo conversando uma série de características da primeira geração, ele agora tinha algumas soluções de design mais criativas e novidades mecânicas mais avançadas, condizente com uma época na qual novidades eram obrigatórias.

Toyota comemora marca de 10 milhões de unidades vendidas do RAV4

Tinha motores 1.8 de 121 cv e 2.0 de 148 cv, além de um 2.0 turbodiesel de 114 cv. O sistema de tração integral AWD trazia avanços como diferencial de deslizamento limitado e diferencial traseiro Torsen como opcional.

A 3ª geração do modelo chegou no ano de 2006, com modificações mais impactantes quando comparado com as alterações que foram feitas na no começo dos anos 2000. O modelo acabou ficando maior por dentro e por fora, o que era praticamente uma exigência dos consumidores na época. Mas a montadora decidiu dar um passo para trás no aspecto off-road, deixando ele com tração parcial, ao invés de integral.

A quarta geração do carro foi lançada no ano de 2019, com uma plataforma inteiramente nova e ganhando, pela primeira vez, opção de motorização híbrida. Já em 2018 o carro chegou na geração em que ele está no momento, com um design alinhado à nova filosofia da marca e com uma série de opções que deixaram o carro ainda mais tecnológico.