A Toyota está comemorando a marca das 10 milhões de unidades vendidas do RUV4, classificado pela própria montadora como um “SUV recreativo original”. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a marca é referente as vendas globais do carro, correspondendo aos mais de 26 anos de história do modelo.

Toyota comemora marca de 10 milhões de unidades vendidas do RAV4
Toyota comemora marca de 10 milhões de unidades vendidas do RAV4 / Créditos: Reprodução

O RAV4 apareceu pela primeira vez no Salão de Genebra, no ano de 1994. Atualmente o carro está na sua 5ª geração, tendo sido criado como um conceito do RAV-Four, que foi apresentado originalmente no ano de 1989.

Originalmente, a expectativa da Toyota era vender apenas 4.500 unidades mensais e oferecê-lo com motor 2.0 a gasolina de 127 cv. No entanto, a demanda superou todas as previsões e logo primeiro mês a marca foi obrigada a aumentar a produção mensal para 8 mil exemplares.

A 2ª geração do carro chegou no ano de 2000. Mesmo com o modelo conversando uma série de características da primeira geração, ele agora tinha algumas soluções de design mais criativas e novidades mecânicas mais avançadas, condizente com uma época na qual novidades eram obrigatórias.

Toyota comemora marca de 10 milhões de unidades vendidas do RAV4
Toyota comemora marca de 10 milhões de unidades vendidas do RAV4 / Créditos: Reprodução

Tinha motores 1.8 de 121 cv e 2.0 de 148 cv, além de um 2.0 turbodiesel de 114 cv. O sistema de tração integral AWD trazia avanços como diferencial de deslizamento limitado e diferencial traseiro Torsen como opcional.

A 3ª geração do modelo chegou no ano de 2006, com modificações mais impactantes quando comparado com as alterações que foram feitas na no começo dos anos 2000. O modelo acabou ficando maior por dentro e por fora, o que era praticamente uma exigência dos consumidores na época. Mas a montadora decidiu dar um passo para trás no aspecto off-road, deixando ele com tração parcial, ao invés de integral.

A quarta geração do carro foi lançada no ano de 2019, com uma plataforma inteiramente nova e ganhando, pela primeira vez, opção de motorização híbrida. Já em 2018 o carro chegou na geração em que ele está no momento, com um design alinhado à nova filosofia da marca e com uma série de opções que deixaram o carro ainda mais tecnológico.