O Toyota Corolla Cross será peça de uma investigação do Ministério da Justiça. O motivo é uma modificação que a montadora promoveu a partir da linha 2023 do carro, quando o escape começou a ser pintado com uma tinta preta. A mudança foi feita depois do carro ter sofrido uma série de críticas em virtude da posição mais aparente do escape.

Toyota Corolla Cross será investigado pelo Ministério da Justiça
Toyota Corolla Cross será investigado pelo Ministério da Justiça / Créditos: Reprodução

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou a montadora na última segunda-feira (20) sobre possível má qualidade na peça e na camuflagem utilizada no carro.  Na nota, o órgão destaca que a montadora teria utilizado um material inferior na pintura do modelo na sua versão destinada a venda no Brasil.

“Estamos atentos para as práticas que violem a transparência na relação entre as empresas e os consumidores”, disse o ministro da Justiça, Anderson Torres, que completou informando que se for constatada má-fé por parte da Toyota, ela poderá sofrer sanções administrativas.

A investigação deve ter como principal objetivo entender o que está sendo chamado de “suposta diferenciação entre a qualidade, a performance e a estética dos itens dos veículos comercializados no Brasil, em comparação àqueles da mesma marca e modelo comercializados em países da Europa e América do Norte. Nos territórios citados, o SUV da Toyota está sendo vendido com uma configuração semelhante, mas com o escapamento pintado em preto fosco.

Toyota Corolla Cross será investigado pelo Ministério da Justiça
Toyota Corolla Cross será investigado pelo Ministério da Justiça / Créditos: Reprodução

O Ministério da Justiça também aponta como problema o fato de a montadora ter optado por pintar apenas a ponta dos escapamentos. As autoridades afirmam também que os donos dos carros não estariam contentes com a qualidade da tinta que foi utilizada nesta pintura, citando depoimentos que afirmam que ela descasca rapidamente.

Em nota enviada para o site Quatro Rodas, a Toyota afirma o seguinte:

“A Toyota do Brasil informa que recebeu a notificação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e que prestará os esclarecimentos conforme solicitado pela entidade. A empresa reforça que trabalha pautada no respeito aos clientes oferecendo produtos de alta qualidade, durabilidade e confiabilidade, características essas reconhecidas em todos os veículos da marca, o que inclui o Corolla Cross.”