Por Rodrigo Duarte

publicado em Mercado

A Toyota voltou a aparecer na liderança de um ranking criado pela consultoria J.D. Power em relação ao pós-venda de veículos e a satisfação dos seus clientes em relação a estes serviços. Os dados foram revelados nesta semana e mostram que a montadora conseguiu voltar ao primeiro lugar depois de perder a posição para a Hyundai no ano passado.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela consultoria responsável pela pesquisa, foram entrevistados 4.887 proprietários no Brasil. A marca japonesa não só retomou a coroa como também registrou pontuação de 841 pontos, de um máximo de 1.000, um recorde para as marcas de volume desde 2015 - quando o levantamento começou a ser feito por aqui.

A Honda também conseguiu aumentar a sua pontuação no ranking de pós-venda, conseguindo aparecer na segunda colocação da lista. Um dos destaques negativos da lista deste ano acabou ficando com a Mitsubishi, que havia conseguido ficar no oitavo lugar no ano passado e que agora caiu para a oitava posição.

Além do ranking geral, a consultoria também criou neste ano uma categoria especifica para os carros vendidos pelas marcas e montadoras de luxo. As marcas mais caras, conforme é esperado, conseguiram obter uma avaliação média adicional de 834 pontos, 24 acima da média das marcas de volume.

Na liderança deste ranking das marcas de luxo, em relação aos serviços de pós-venda oferecidos aos consumidores, aparece a Mercedes-Benz, seguida pela Audi.  Detalhes como limpeza do carro após o serviço e retorno aos ajustes originais do motorista de banco, som, espelhos e volante, fizeram a diferença para as marcas de luxo.

A pesquisa foi feita com 4.887 pessoas que adquiriram carros novos entre fevereiro de 2017 e março de 2018. De acordo com a consultoria, são analisados aspectos como qualidade do serviço prestado após a compra, como revisão, consulta técnica e retirada do veículo. A metodologia é a mesma aplicada pela consultoria em outros mercados do exterior.

Confira as 10 melhores marcas em satisfação com serviços de pós-venda:

1º - Toyota (841 pontos)

2º - Honda (836)

3º - Hyundai Caoa (829)

4º - Ford (816)

5º - Hyundai HMB (816)

6º - Chevrolet (810)

7º - Volkswagen (806)

8º - Mitsubishi (804)

9º - Fiat (801)

10º - Nissan (795)

Ver Comentários


Anúncios de Carros

Jeep Compass 2.0 Longitude (Aut) (Flex)
R$ 96.000,00
São Paulo (SP)
Troller T4 3.2 XLT 4WD
R$ 200.000,00
Florianópolis (SC)
Chevrolet Bel Air 6cc
R$ 190.000,00
São Paulo (SP)
Renault Kwid 1.0 Zen
R$ 35.000,00
Brasília (DF)
Audi A3 Sedan 1.8 TFSI Ambition S Tronic
R$ 106.000,00
São Paulo (SP)

Ver mais Anúncios


Pela Web